"Quadrilhas especializadas em roubo de bicicletas de alto padrão estão sendo investigadas em pelo menos cinco cidades do Estado.
Em alguns casos, os bandidos cobram até R$ 2.000 para devolver as bicicletas. Em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), por conta da onda de assaltos, ciclistas chegam a pagar por escolta em treinos.
A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) não possui dados específicos sobre esses casos, mas ciclistas apontam que a onda de assaltos se agravou neste ano. A polícia investiga, porém, os casos em Sertãozinho, São Carlos, Campinas e na capital --além de Ribeirão Preto.
Na maioria das vezes, os ladrões andam em bandos, armados e levam só as bicicletas, que podem chegar a valer R$ 14 mil. Em um dos assaltos, no sábado passado, um empresário ficou ferido.
Segundo o delegado Fernando Gonçalves de Oliveira, de Ribeirão Preto, quando os bandidos não recebem o resgate, as peças das bicicletas são comercializadas ilegalmente para outros ciclistas. A
Folha apurou que uma hipótese da polícia é a existência de venda pela internet."
Vai aí uma dica que encontrei no fórum do
bike.com de uma bike anti-sequestro.
Em outros fórums a galera tá sugerindo bikes mais baratas possível pra treinos, pra afastar os "olhos grandes". Particularmente ainda não possuo uma bike "sequestrável", mas me assusta a idéia de ser uma vítima. É realmente uma situação complicada, o jeito é
ir pra rua e abrir a boca mesmo, exigindo segurança, afinal é um direito de todos nós.