Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Histórias do Esporte - O Escândalo do Velódromo

Construído para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o único velódromo coberto do Brasil foi destruído sob alegação de que o local não se adequava aos padrões olímpicos. No entanto, os responsáveis pela Rio 2016 inventaram uma nova mentira: o que sobrou da demolição não vai mais para Goiânia, como havia sido divulgado anteriormente. Agora, os 'donos' do local tentam encontram uma nova cidade que queira abrir esse 'grande presente' de grego.




quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gesiel Nunes domina Copa Norte-Nordeste de Mountain Bike disputada no Ceará

CBC



Gesiel imprimiu um forte ritmo desde a largada e seguiu abrindo vantagem sobre seus adversários. No final, cruzou a linha de chegada isolado, com mais de dez minutos de diferença para o segundo colocado, garantindo assim a vitória da Copa Norte-Nordeste de Mountain Bike 2013. Os cearenses também representaram muito bem o seu estado e conquistaram a segunda e terceira colocações da elite, com os ciclistas Ailton Moura e Jardel Silva, respectivamente.

A mato-grossense Jane de Maria foi a grande vencedora da categoria Elite Feminina. Joana Nóbrega, do Ceará, foi a segunda, enquanto a piauiense Antonia Luiza, completou o pódio com a terceira colocação.

Na classificação final por estados, quem brilhou foi o Ceará, que além de organizar o evento, ainda conquistou essa importante vitória. O segundo lugar ficou para o Piauí, também demonstrando uma grande evolução nos últimos anos, seguido pela Bahia, que tem presença marcante nas principais competições nacionais.

Fonte:Confederação Brasileira de Ciclismo

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Trail Day Bike or Run

Local: Trail Park Kalango - Senador Canedo
Tipo: MTB circuito 5km.
Data: 01 de maio 2013
Inscrições: Sistime


Horário MTB 14h30min
Horário Corrida trilha 09h0min

sábado, 13 de abril de 2013

II Etapa do Ranking Goiano de Ciclismo

Data: 21/04/2013
Horário: 8 horas
Local: Parque Leolídio di Ramos Caiado
Inscrições até 17/04 clique aqui.
Valor: R$30,00



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Indice Glicêmico e Esportes

Achei simples e interessante e resolvi divulgar:


O índice glicêmico de um alimento se refere à velocidade com a qual o carboidrato presente no mesmo irá aumentar os níveis de glicose no sangue. Os carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção) atravessam o sistema digestório e chegam rapidamente à corrente sanguínea. Essa situação eleva os níveis de glicose, aumentando a secreção de insulina. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta digestão e absorção) passam lentamente pelo sistema digestório e chegam aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de insulina.


Quando utilizados corretamente, os diferentes tipos de carboidrato (nas horas certas) poderão trazer muitos benefícios para a prática esportiva, exemplo: mais energia para o treino, maior estoque de glicogênio muscular e no fígado, glicose estabilizada durante a prática da atividade, retardamento da fadiga, melhor recuperação muscular e menos acúmulo de gordura localizada.


Aprenda a utilizar:


1- Pré-treino: Na maioria das refeições devemos consumir carbos de baixo índice glicêmico, para controlarmos o aumento a insulina a todo o momento e aumentar a queima de gordura. Antes do exercício é crucial que você consuma esse tipo de carboidrato, para garantir que você fique bem disposto na próxima 1 hora-1h30 após o início do treino. Consuma de 30-50g de carboidratos de baixo índice glicêmico 1 hora antes do exercício juntamente com 10-20g de proteínas.


SUGESTÕES: Alimentos integrais, cereais, batata doce, maçã, pera, iogurte light, barrinha de proteínas, arroz com feijão e carne, etc.


2- Durante o treino: Só será necessário que você consuma carboidratos durante o exercício caso ele dure mais do que 1h30-2h00 e seja de alta intensidade. Durante, você deverá consumir carboidratos de médio-alto índice glicêmico, como por exemplo, a maltodextrina ou até mesmo uma mistura de maltodextrina com dextrose (essa mistura tem mostrado mais eficácia no fornecimento de energia).


3- Pós-treino: Aqui os carboidratos de alto índice glicêmico são imprescindíveis. Se você deixar de fazer uma refeição após o treino, fará com que seu corpo utilize as proteínas musculares como fonte de energia, anulando todo o seu esforço. Ingerir 40g-100g de carboidratos de absorção rápida irá aumentar a secreção de insulina o que recupera seus estoques de glicogênio e carrega aminoácidos aos músculos. Além dos carboidratos, coloque de 20-25g de proteínas para atuar no desenvolvimento muscular.


SUGESTÕES: Pão branco, banana, bolo, suco de laranja, melancia, mel, granola, arroz, macarrão, batata, milho, frutas secas, etc.


DICA: Os potencializadores de insulina são excelentes no pós-treino, pois facilitam a entrada de nutrientes nos músculos, melhorando sua recuperação e desenvolvimento. A dica é sempre então consumir carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas (nunca um deles sozinho) e utilizar suplementos como: creatina, gymnema silvestre, sulfato de vanádio, ALA, bebidas esportivas e antioxidantes.

Importante: sempre se alimente de 3-3 horas, assim você mantém o bom funcionamento do metabolismo, melhora a queima e gordura e evita vários picos de insulina durante o dia todo.

REFERÊNCIAS:


KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.



Fonte: Bike Giro
Nutricionista Esportiva - Giovana Guido